Perguntas frequentes

Fiz uma seleção das perguntas que mais ouvi durante os dois primeiros semestres que cursei, e coloquei aqui. Surgindo mais perguntas, esta seção será atualizada.

1. Como eu faço meu primeiro acesso ao idUFF? 
Entre em https://sistemas.uff.br/iduff/ e depois clique no local indicado e siga as instruções, selecionando as respostas certas. Ao final, um e-mail será enviado para o seu e-mail cadastrado com a senha.



2. Eu fiz o procedimento para solicitar acesso ao idUFF há dias e não recebi nenhum e-mail ainda. Isso é normal?
É. Demora.

3. O trabalho precisa ser em ABNT?
A menos que o professor peça o trabalho segundo outras normas, sim, precisa. Sempre.

4. Minha carteirinha ainda está aprovando a foto, é normal? 
Sim, é normal. Demora para aprovar, mas você receberá a carteirinha dentro de 30 dias.

5. Minha carteirinha serve como Bilhete Único?
Não, apenas como RioCard. Clique no link "Carteirinha" no topo da página para consultar a equipe que cuida da carteira de estudante da UFF, diretamente.

6. Posso usar a Wikipédia?
Pergunta complexa. Eu sempre uso como apoio, sempre coloquei nas referências e não acho que tenha sido penalizada por isso. Mas é preciso moderação e critério. Quando for usar, prefira a Wikipedia em inglês, mas também visite os artigos desejados em outros idiomas, tais como francês, espanhol e italiano, principalmente se for pesquisar autores naturais de países de língua espanhola, da França ou da Itália. Ao usar alguma informação, ao invés de copiar e colar, vá checar a fonte que a Wikipédia usou e priorize a fonte. Neste caso, não há mal em usar a Wikipédia, pois ela foi uma intermediária para que você chegasse à uma fonte segura de informação.

7. Eu não sei ler em inglês. E agora?
Tá na hora de aprender. E espanhol, também. Informe-se sobre o PULE (Programa de Universalização de Línguas Estrangeiras) e o PROLEM (Programa de Línguas Estrangeiras Modernas) e vá se apressar em adquirir um segundo (e/ou terceiro) idioma.


Se você tem alguma pergunta, comente aqui e farei responderei o mais rápido possível, mesmo que seja te encaminhando para quem sabe responder.

0 comentários:

Postar um comentário